CACHOEIRA SERRA AZUL – BOM JARDIM-MT

IMG_1779

Para o dia seguinte, pela manhã, estava programado irmos à Cachoeira Serra Azul, uma das atrações mais famosas da região. E o dia amanheceu frio, uns 18ºC, e com céu totalmente encoberto.

20180614_115848
Paisagem com céu encoberto, a caminho da Cachoeira Serra Azul

Mas não dava pra mudar muito os planos, porque a cachoeira tem acesso que, além de exigir o voucher, é agendado e exige acompanhamento de guia desde a Vila. A agenda pode ser pra quatro horários diferentes durante o dia (9h, 10h, 14h e 15h)… e só.

Então, passeio agendado, tomamos café, esperamos o guia (Romário, que foi em nosso carro), e seguimos caminho. São 25 Km de estrada de chão até lá. No percurso, passamos por uma espécie de “portaria”, que controla a entrada dos carros. Dali, só se vai adiante com voucher e guia. A Cachoeira está localizada na Fazenda Refúgio SESC Serra Azul, no município de Rosário Oeste. A cachoeira leva o nome da Serra Azul, que fica na região.

IMG_1770
SESC Serra Azul

IMG_1771

Para chegar até ela, depois de deixarmos o carro no estacionamento e recebemos os snorkels, é preciso fazer uma caminhada de aproximadamente 800 metros… é pouca coisa… mas esse pequeno percurso inclui 470 degraus de escadas. Na ida, são cerca de 270 de subida e 200 de descida (não lembramos mais…). Na volta, tudo de novo! É cansativo, mas vale a pena!

IMG_1772
Parte da trilha é sobre passarelas de madeira
IMG_8589
Onde começam as escadas…
20180614_122757
Os 470 degraus!!!

No meio do caminho, uma parada na plataforma da tirolesa, onde recebemos os coletes, porque só é permitido entrar no lago da cachoeira usando o equipamento. Na volta, é dali que partem os que desejarem viver esta emoção como parte do percurso; não está incluída no preço.

IMG_1776
A plataforma da tirolesa

Já próximo da cachoeira, é possível vê-la entre as árvores e, à medida que nos aproximamos, parece ainda mais grandiosa.

IMG_1777

O lugar é encantador: a queda, de aproximadamente 50 metros, despenca, linda (!), num poço azul-esverdeado (ou verde-azulado… rsrs), de cerca de seis metros de profundidade, cheinho de piraputangas e outros peixes. O dia permanecia nublado e frio, e, ainda assim, a cachoeira estava linda… mas a nossa coragem de entrar na água estava pequena… Ficamos ali, na plataforma de madeira, fotografando…

IMG_1794
#PraCegoVer: Fotografia de paisagem. Paredão de rocha escura, com pontos de vegetação verde. No lado esquerdo, uma cachoeira alta, cuja água em queda aparece branca. Na parte inferior da foto, o lago da cachoeira, de cor azul-esverdeada, tendo, no canto direito, uma pequena plataforma de madeira; e, no canto esquerdo, a inscrição, em letras brancas, @porquesomosdomundo. Fim da descrição.

Aí a gente pensou na oportunidade de estar ali e na chance pequena de aquilo se repetir… e resolvemos entrar. Valeu a pena! A água estava mais quentinha que o ambiente… Ficamos ainda uma meia hora dentro d´água flutuando entre os peixes e tentando vencer a correnteza pra chegar perto da cachoeira. Foi delicioso. Depois de 50 minutos no local, o guia nos chama; era hora de voltar… as escadas nos esperavam…

20180614_113351

Quando começamos a pesquisar sobre Bom Jardim, um dos primeiros lugares que resolvemos que iríamos era essa cachoeira. Pesquisamos até o melhor horário, no qual ela estaria iluminada pelo sol (a propósito, entre as 10 e as 13h), e confessamos que ficamos um pouquinho tristes quando o dia amanheceu nublado. Mas a Cachoeira é linda, mesmo em dia nublado! E é delicioso estar naquele poço de águas verdes (azuis?!), transparentes, nadando no meio dos peixes… admirando o tamanho da cachoeira, que parece ainda maior de dentro do poço!

Foram decisões felizes, fazer o passeio e entrar na água, mesmo num dia frio e cinza!

20180614_121343

Algumas informações adicionais…

– o passeio dura por volta de 1h30, já no atrativo, incluindo a trilha e os 50 minutos na cachoeira;

– o local tem banheiros e vestiários ao lado do estacionamento; na cachoeira, apenas alguns bancos e cabideiros, pra deixamos os pertences;

– não tem restaurante ou lanchonete;

– não se pode usar protetor, ou qualquer outro produto, pra preservar a transparência da água e os peixinhos;

– custo do passeio: R$70,00, por pessoa, incluindo o guia desde a Vila (mas sem transporte) e os equipamentos de snorkel e colete (R$105,00, incluindo a tirolesa).

…..

Posts relacionados:

BOM JARDIM – O PARAÍSO DE ÁGUAS TRANSPARENTES

LAGOA DAS ARARAS – BOM JARDIM-MT

FLUTUAÇÕES EM BOM JARDIM – MT

FLUTUAÇÃO NO REINO ENCANTADO – BOM JARDIM-MT

MIRANTE DO CERRADO – BOM JARDIM-MT

DUTO DO QUEBÓ – BOM JARDIM-MT

FLUTUAÇÃO NO AQUÁRIO ENCANTADO – BOM JARDIM-MT

FLUTUAÇÃO NO RIO TRISTE – BOM JARDIM-MTFLUTUAÇÃO NO RIO TRISTE – BOM JARDIM-MT

….

Você também pode gostar de:

A CHAPADA DOS GUIMARÃES

A CHAPADA DAS MESAS E SUAS (MUITAS) ÁGUAS

…..

*Este não é um post patrocinado. O espírito do blog é de narrar histórias e experiências, de forma que esse escrito reflete unicamente a opinião dos autores.

**Viagem realizada em junho de 2018. Valores informados também correspondentes a junho de 2018.

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s