
Chegamos a Bom Jardim num início de tarde ensolarada. Almoçamos na Vila (o pacote incluía o almoço dos dias de chegada e saída). O nosso programa de passeios previa, pra essa tarde, apenas a visita à Lagoa das Araras.
Mas, como chegamos relativamente cedo, eles nos ofereceram pra irmos ao Balneário Estivado (uma pequena estrutura, ao lado de um rio transparente, onde os visitantes tomam banho), que fica praticamente na Vila. Recusamos e resolvemos dormir um pouco. E foi ótimo, não somente o descanso, como também porque fomos cedo pra Lagoa e pudemos aproveitar bem o lugar.
A Lagoa está localizada a 3 km da Vila. A “entrada” é ao lado de uma loja de material de construção, na qual é entregue o voucher. A partir dali, um pouco de estrada de chão até o estacionamento, ao lado da lagoa. A entrada custa R$20,00 por pessoa.

A Lagoa é um alagado, com uma vegetação formada basicamente de buritis, espécie de palmeira típica da região, que gosta desse “alagado”, tanto que o seu habitat mais comum são as chamadas “veredas”, (“[…] áreas pantanosas, formadas geralmente por caminhos mal delimitados de água em solos hidromórficos, […]” In: http://www.caliandradocerrado.com.br/2014/10/veredas-oasis-do-cerrado.html). Quando o buriti morre, perde a copa e o caule fica oco, tornando-se o local perfeito para araras, maritacas, periquitos e outras aves fazerem seus ninhos.

É um lugar lindo e fotogênico, com uma pequena infraestrutura de plataformas em madeira, pra permitir o acesso por sobre a lagoa, em alguns metros de extensão. São duas plataformas, uma logo na chegada do estacionamento, outra mais à direita. A primeira dá fotos mais bonitas da lagoa; mas, na segunda, você fica mais próximo das árvores e, consequentemente, das aves; é mais legal, porque permite vê-las e fotografá-las mais de perto.

O atrativo pode ser visitado qualquer hora do dia, e vai render belas fotos da lagoa, com o reflexo das árvores… mas não tem as aves. No final da tarde, com elas voltando pra seus ninhos, especialmente as araras, é aquela algazarra!
Nós chegamos pouco antes das quatro e meia da tarde. E foi ótimo. Estávamos quase sozinhos e deu pra apreciar o lugar e fotografar calmamente. Depois chegaram alguns pequenos grupos de pessoas, mas, como era quarta-feira à tarde, foi tudo bem calmo.

Ao contrário das pessoas, as araras chegaram muitas, quase sempre em duplas… barulhentas, procurando seus ninhos… lindas e coloridas… o visual é belíssimo com a luz do entardecer.
Como o sol se esconde no lado oposto ao da lagoa, escurece cedo, inclusive por conta das árvores. Mas nós ficamos lá ainda um tempo… ouvindo os pássaros, observando… fomos quase os últimos a sair…

…..
POSTS RELACIONADOS:
BOM JARDIM – O PARAÍSO DE ÁGUAS TRANSPARENTES
CACHOEIRA SERRA AZUL – BOM JARDIM-MT
FLUTUAÇÃO NO REINO ENCANTADO – BOM JARDIM-MT
MIRANTE DO CERRADO – BOM JARDIM-MT
FLUTUAÇÃO NO AQUÁRIO ENCANTADO – BOM JARDIM-MT
FLUTUAÇÃO NO RIO TRISTE – BOM JARDIM-MT
…..
* Este não é um post patrocinado. O espírito do blog é de narrar histórias e experiências, de forma que esse escrito reflete unicamente a opinião dos autores.
**Viagem realizada em junho de 2018. Valores informados também correspondentes a junho de 2018.