FLUTUAÇÃO NO REINO ENCANTADO – BOM JARDIM-MT

 

DCIM100GOPROGOPR4179.JPG
O encanto do reino… (#PraCegoVer: : fotografia subaquática de um rio, com águas transparentes, de coloração azulada e fundo de areia branquinha. No lado esquerdo, mas ocupando boa parte da foto, uma escada de madeira com corrimão. Em toda a imagem, inúmeros peixes pequenos, de cor prateada e rabo amarelo e preto. No canto inferior esquerdo da foto, em letras cor cinza, a inscrição @porquesomosdomundo. Fim da descrição.)

Saindo da Cachoeira Serra Azul, voltamos pra Bom Jardim, porque nossa próxima aventura, uma flutuação no Reino Encantado, ficava na direção oposta, a 12 km da Vila.

Almoçamos no Aquário Encantado, que fica pertinho, cerca de 500 metros, no mesmo esquema de buffet de comida caseira.

E voltamos pro Reino… numa tarde que continuava completamente nublada.

Lá, fomos recebidos por Suely, que, de forma muito simpática, nos levou, por uma pequena trilha de passarelas de madeira, pra conhecer a nascente do Rio Salobra. No local, não é permitido o banho, apenas contemplação e fotografias.

aIMG_1807
Local da nascente do Rio Salobra

Voltando à sede, como o guia local ainda não havia chegado, ela nos levou pra conhecer e fotografar, também numa pequena trilha de passarelas (ainda sem os equipamentos), as ressurgências, uma profusão de pequenas nascentes que, literalmente, brotam, borbulhando, do solo arenoso. Interessantíssimo! As ressurgências são a característica especial do Reino Encantado… Pra completar, o local estava repleto de milhares de pequenos peixes…

IMG_1810
A área onde ficam as ressurgências
IMG_1820
A água brotando do solo
IMG_1817
Mais das ressurgências

Retornamos, então, à sede, onde colocamos os equipamentos (colete, calçado e snorkel) e partimos pra flutuação, acompanhados do guia Everton. Éramos somente nós três, de forma que o passeio aconteceu num ritmo maravilhoso, com tranquilidade pra observarmos os detalhes do lugar e tirarmos fotos…

Voltamos, pela passarela, pra o local das ressurgências. E entramos na água…

DCIM100GOPROGOPR4185.JPG

Flutuar naquelas águas transparentes azuladas, rodeados de peixinhos por todos os lados, vendo a água brotando do solo, observando, debaixo d’água, o movimento da areia… a sensação é de estar dentro de um aquário… Encantador é a palavra!

DCIM100GOPROGOPR4191.JPG

DCIM100GOPROGOPR4182.JPG
As ressurgências vistas de dentro d’água

Depois de ficarmos um bom tempo flutuando e fotografando, Everton nos chamou pra flutuação pelo rio. O percurso tem cerca de 1200 metros. Não precisa esforço, é só deixar-se levar pela correnteza do rio. Os cardumes de pequenos peixes ficaram pra trás… apenas alguns nos acompanhavam…

Aqui e ali, troncos atravessados, que, além de permitirem pequenas paradas, dão ainda mais beleza. São pedras, raízes, folhas, a areia do fundo, tudo a dar colorido… e muitos peixinhos, alguns maiores (e até uma arraia!)… e tudo num universo de águas transparentes (é bom não esquecer!). E olha que estávamos fazendo o passeio em um dia completamente nublado, sem sol!

DCIM100GOPROGOPR4140.JPG

A gente até tenta descrever… mas a sensação, única e especial, precisa ser vivida!

Fomos descendo sem pressa, curtindo o momento e tirando fotos…

DCIM100GOPROGOPR4203.JPG

Cremos que passamos umas duas horas dentro da água. Na verdade, perdemos a noção do tempo.

Lembrando do dia nublado, é bom registrar que a água tem temperatura por volta de 25ºC, o que foi muito bom, considerando que, do lado de fora, estava bem menos que isso. Foi ótimo enquanto estávamos dentro d’água. Depois que saímos, muito friiiiiio… e ainda tinha uma pequena trilha até a sede do Reino. Tremíamos. Procuramos andar mais rápido pra aquecer um pouco.

Chegamos à sede, tiramos os equipamentos e as roupas molhadas, colocamos agasalhos. Suely fez um chá delicioso, pra nos ajudar a aquecer. E ficamos lá conversando ainda um bom tempo… foi uma tarde muito agradável.

O espaço do Reino Encantado

Nesse dia, tínhamos ainda, em nossa programação, o Mirante do Cerrado, pra ver o pôr do sol. Com o céu encoberto, resolvemos voltar pra Vila e deixar pra o dia seguinte.

IMG_1809

Informações adicionais…

– a infraestrutura de recepção é muito boa, contando com banheiros, vestiários, restaurante e lanchonete (lá funciona também uma pousada… deu vontade de estar hospedado ali…);

– há possibilidade de almoço, que deve ser agendado;

– custo do passeio: R$75,00, por pessoa, incluindo os equipamentos.

…..

Vídeo com as flutuações que fizemos em Bom Jardim. É só clicar!

…..

Posts relacionados:

FLUTUAÇÕES EM BOM JARDIM – MT

CACHOEIRA SERRA AZUL – BOM JARDIM-MT

LAGOA DAS ARARAS – BOM JARDIM-MT

BOM JARDIM – O PARAÍSO DE ÁGUAS TRANSPARENTES

MIRANTE DO CERRADO – BOM JARDIM-MT

DUTO DO QUEBÓ – BOM JARDIM-MT

FLUTUAÇÃO NO AQUÁRIO ENCANTADO – BOM JARDIM-MT

FLUTUAÇÃO NO RIO TRISTE – BOM JARDIM-MT

…..

* Este não é um post patrocinado. O espírito do blog é de narrar histórias e experiências, de forma que esse escrito reflete unicamente a opinião dos autores.

**Viagem realizada em junho de 2018. Valores informados também correspondentes a junho de 2018.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s