LAGOS ANDINOS NO CHILE – PUCÓN: SEGUNDO DIA

IMG_0675
Parque Nacional Huerquehue, em Pucón (#PraCegoVer: Fotigrafia de paisagem. Na parte superior da foto, um vulcão com o topo nevado, em meio a um céu parcialmente encoberto por nuvens. Nos dois terços restantes da foto, montanhas cobertas de vegetação verde escuro, com um lago de cor azul escuro no meio. No canto inferior esquerdo, em letras bancas, a inscrição @porquesomosdomundo. Fim da descrição)

Mais um dia com tempo bom em Pucón, partimos pra o grande desafio da viagem: o Parque Huerquehue.

20180327_123918

O Parque fica a cerca de 35 km de Pucón, com estrada parte em asfalto, parte em terra; e tem transporte público até lá, com a Buses Caburgua (se fizer essa opção, melhor informar-se antes sobre os horários disponíveis, porque, ao que lemos, eles são limitados).

O ingresso custa CLP $5.000, para adultos. Está aberto das 08h30 às 20h, na alta temporada; e das 08h30 às 18h, na baixa temporada. Estivemos lá na baixa temporada; quando saímos eram 19h, o escritório da recepção estava fechado, mas não havia qualquer controle de saída.

tlIMG_0501

É um lugar encantador, com muita vegetação e diversos lagos, onde existem variados tipos de trilha, com diferentes durações (de uma hora a quatro dias) e níveis de dificuldade. Também é possível acampar. Informações sobre as diferentes trilhas no link.

A gente queria uma trilha que pudesse ser feita em apenas um dia, mas não muito pequena. Das disponíveis, a que mais as pessoas falavam nos blogs era a Los Lagos. E foi ela que escolhemos.

brIMG_0498

Tem 12 km de ida (!), com nível de dificuldade média (declarada), e leva a duas cachoeiras, dois mirantes e quatro lagos.

Chegamos ao parque por volta das 11h00. Pagamos as entradas, arrumamos as mochilas e lá fomos nós. O início da trilha é bem tranquilo, em terreno plano.

IMG_0655

Depois começam os trechos em aclive… e aí o bicho pega! Pelo que calculamos, nós andamos cerca de 20 km, com mais ou menos 6 km de subida (e 6 km de descida!… subiu, tem que descer!), porque fomos às duas cachoeiras (que são derivações da trilha principal) e não fomos ao Lago Huerquehue.

20180327_124036

IMG_0746

A primeira parada é no Lago Tinquilco.

IMG_0494

IMG_0491

 

Seguindo adiante, a próxima parada foi a Cascada Nido de Águila.

IMG_0514

IMG_0511

Depois, o primeiro mirante, a 953 metros de altitude, com vista pra o Volcán Villarrica.

IMG_0517

IMG_0513

Mais à frente, o segundo mirante, a 1954 msnm… a visão da paisagem começa a ser mais ampla… e aparece o Lago Tinquilco…

IMG_0516

tlIMG_0504

Chegamos, então, ao Lago Chico.

IMG_0533

 

Depois, Laguna Verde.

É um lugar de paisagens muito, muito bonitas…

IMG_0549

IMG_0563

Ao nível da Laguna, uma prainha foi nosso ponto de parada para piquenique…

IMG_0551

IMG_0558

Daí, começamos nosso caminho de volta… passando pela Laguna Toro.

IMG_0566

 

E ainda, Cascada Trufulco.

20180327_171944

Das atrações da trilha, faltou o Lago Huerquehue. Mas tínhamos que pensar na volta e decidimos não ir. Lembrando Rodrigo Raineri (alpinista que já esteve diversas vezes no Everest), no seu livro “No Teto do Mundo”, quando for fazer uma trilha, pense sempre que terá que voltar e que vai precisar de energia pra isso. Ele deve entender bem disso!

No caminho, encontramos diversas pessoas e grupos, de diversas origens… um senhor e uma senhora, que aparentavam estar ao redor dos 70, e que nos deixaram pra trás várias vezes… rsrsrs… um casal com duas crianças (um menino, o menor, aparentando uns oito anos, e uma menina, de cerca de dez anos), que fizeram toda a trilha… encontramos com eles no início da trilha e quando iniciamos a volta, lá no Lago Chico, os encontramos novamente… e as crianças pareciam que estavam iniciando a trilha… encontramos vários grupos de pessoas exaustas, perguntando: “falta muito ‘papai smurf’?”… rsrsrs… atletas subindo quase correndo…

No início da trilha, passamos por um local que vendia lanches; mas que estava fechado na volta. É melhor ir abastecido com comida e água.

A trilha é muito bem sinalizada, com indicação, inclusive, dos quilômetros, mas não é exatamente fácil. Muita, muita subida, escadas, raízes expostas no solo, trechos escorregadios e com lama (era final do verão)… mas tudo vale a pena!

tlIMG_0589

São paisagens escandalosamente lindas! Huerquehue significa “lugar de mensageiros”, na língua mapuche… e foi como que estivéssemos visitando esses “mensageiros” da natureza!

IMG_0675

As paisagens na trilha de volta…

IMG_0760

IMG_0758

Foi uma experiência incrível e desafiadora!

No caminho de volta, ainda encontramos um pequeno “monito”, um minúsculo marsupial (que mede de 8 a 13 cm) endêmico do Chile e Argentina.

brIMG_0603

Na entrada do Parque, éramos um dos últimos carros…

No caminho, uma nuvem lenticular…

IMG_0780

E o colorido do entardecer…

IMG_0609

E, voltamos a Pucón, ainda a tempo de ver mais um pôr do sol…

IMG_0800

IMG_0614

 

…..

LAGOS ANDINOS NO CHILE – PUCÓN: A CHEGADA E O PRIMEIRO DIA

LAGOS ANDINOS NO CHILE – PUCÓN: TERCEIRO E QUARTO DIAS

LAGOS ANDINOS NO CHILE – PUCÓN: QUINTO DIA

LAGOS ANDINOS NO CHILE – FRUTILLAR

LAGOS ANDINOS NO CHILE – PUERTO VARAS: A CHEGADA E O PRIMEIRO DIA

LAGOS ANDINOS NO CHILE – PUERTO VARAS: SEGUNDO E TERCEIRO DIAS

LAGOS ANDINOS NO CHILE – PUERTO VARAS: QUARTO DIA

RESERVA HUILO HUILO – O REINO ENCANTADO NO CORAÇÃO DA SELVA PATAGÔNICA – PARTE I

RESERVA HUILO HUILO – O REINO ENCANTADO NO CORAÇÃO DA SELVA PATAGÔNICA – PARTE II

…..

* Se quiser ver mais sobre essa viagem, é só visitar os destaques das stories, no nosso perfil no Instagram: @porquesomosdomundo.

** Este não é um post patrocinado. O espírito do blog é de narrar histórias e experiências, de forma que esse escrito reflete unicamente a opinião dos autores.

***Viagem realizada em março de 2018. Valores informados também correspondentes a março de 2018.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s