RESERVA HUILO HUILO – O REINO ENCANTADO NO CORAÇÃO DA SELVA PATAGÔNICA – PARTE II

IMG_9614
Salto del Puma (#PraCegoVer: Fotografia. Uma parede natural formada por rochas escuras, com a presença de plantas verdes. No meio da fotografia, desce por esta parede uma cachoeira; do lado direito dela, um arco-íris. Abaixo da parede de pedras (onde cai a água da cachoeira) está um poço de tonalidade azulada, onde se forma espuma branca; que tem, no canto inferior esquerdo, pedras escuras e vegetação verde. Na parte superior direita, em letras brancas, a inscrição @porquesomosdomundo. Fim da descrição).

Estávamos na Reserva Huilo Huilo… O dia amanheceu ensolarado! E resolvemos aproveitar!

Iniciamos o dia com o Sendero Hoffman, com cerca de 3,3 km, leva a Puerto Fuy e ao Lago Pirehueico. A caminhada é bem tranquila, em meio ao bosque, margeando o Río Fuy, que, com o dia ensolarado, mostrava todo o seu azul.

blIMG_9526

As lindas imagens no Sendero Hoffman

Ao longo do percurso, muitos pontos pra piquenique.

IMG_9667

Olha a cor dessa água!

Às margens do Lago Pirehueico está Puerto Fuy, uma pequena povoação, um café e um pequeno atracadouro, pois o local é um dos pontos de travessia para a Argentina, por balsa.

blIMG_9654

Lago Pirehueico em Puerto Fuy

blIMG_9656

A paisagem é muito bonita e, depois de algumas fotos, fizemos a trilha de volta.

IMG_9511
Puerto Fuy… começando o caminho de volta

Pra aproveitar o dia, fomos pra mais um circuito autoguiado, em La Reserva del Fuy: o Criadero de Ciervos, onde é possível apreciar os cervos vermelhos, num espaço de 70 m2, com passarelas elevadas a 4 metros de altura.

blIMG_9679
São muitos cervos, de vários tamanhos e com galhadas bem interessantes… e é possível estar a uma curta distância e observá-los. A despeito da informação de ser o horário de alimentação deles, não vimos ninguém lá realizando a atividade. Eles estavam até um pouco impacientes, o que pode significar que estavam com fome.

Pra chegar até o Criadero, é preciso caminhar uma trilha de cerca de 1 km (uma pequena parte pode ser feita de carro, até o estacionamento). Perto do Criadero de Ciervos há um outro, de javalis, além do Museo de Los Volcanes.

blIMG_9527
Portal de acesso ao Criadero de Ciervos

Como queríamos aproveitar o dia de sol, deixamos o Museo pro dia seguinte, e fomos conhecer o Salto del Huilo Huilo e o Salto del Puma. Pra chegar até eles, o melhor é ir de carro desde os hotéis até o estacionamento do acesso às trilhas, numa distância de cerca de 5 km, passando pelo Povoado de Neltume.

blIMG_9633
Portal de acesso aos Saltos

Do estacionamento, são cerca de 500 metros de trilha até o Salto del Huilo Huilo. A trilha, em meio ao bosque, é pequena, mas tem subidas. A primeira vista do Salto é de cima. Pra vê-lo de baixo, é preciso descer uma escada de “sei lá quantos” degraus. É cansativo, mas vale a pena! A vista é lindíssima! O Salto é exuberante, com seus 50 metros de altura, despencando em meio a um poço de cor azul esverdeada!

aeIMG_9693
Salto del Huilo Huilo

Depois, subindo as escadas e mais 1 km de trilha, chegamos ao Salto del Puma. Trilha fácil, só com algumas subidinhas. O Salto del Puma só é possível ver de cima, mas é muito lindo também!

IMG_9614
Salto del Puma

Acabadas as trilhas, pegamos o carro e voltamos pro hotel. Chegando lá, mais uma subidinha pro terraço, pra ver o bosque e o vulcão, agora com céu azul, ao entardecer…

bl20180319_192536

No terraço…

blIMG_9638

Um jantar delicioso e uma noite de sono… e o dia seguinte, era nossa última manhã em Huilo Huilo.
E foi outro dia de céu azul!
Após o café da manhã, pegamos o carro (pra otimizar o tempo) e fomos até o estacionamento próximo ao Museo de los Volcanes.

tlIMG_9743
Museo de los Volcanes

Da pequena trilha que separa o estacionamento do museu, belas vistas do Vulcão Mocho Choshuenco.

tlIMG_9725
Vulcão Mocho Choshuenco

O Museo de los Volcanes, apesar do nome, não trata propriamente dos vulcões, falando mais da evolução do universo e dos povos originários do Chile. O prédio, em formato arredondado com uma claraboia em formato de cristal, por fora, e geométrico e com pé direito alto, por dentro, vale a visita.

dIMG_9735

Museo de los Volcanes

IMG_9741

Jardins do Museo de los Volcanes

tlIMG_9563

Deixando o Museo, voltamos ao hotel, fizemos o check out e fomos, já com as malas, para a última de nossas trilhas em Huilo Huilo, o Sendero Cuevas Volcanicas. De lá, seguiríamos em direção a Puerto Varas.

IMG_9746

O estacionamento de acesso ao Sendero fica a cerca de 8 km dos hotéis, também no caminho em direção a Neltume. A trilha tem cerca de 2,2 km e é bem fácil; tem formado circular e, bem no início, atravessa a Cueva Volcanica, que é uma caverna formada pela passagem da lava vulcânica. A caverna é pequena, mas a travessia exige atenção, por causa das escadas e pedras no solo, e também porque o ambiente é um pouco escuro: melhor levar uma lanterna.

IMG_9682

Saindo da caverna, a trilha continua pelo bosque. E, no meio do caminho, uma cachoeira lindinha,o Salto Llallalca, com duas quedas d’água paralelas e com uma passarela de madeira que leva até embaixo delas. Se a água não estivesse gelaaaada!… A trilha passa ainda por uma pequena represa e uma pequena usina.

tlIMG_9758

Terminada a trilha, era hora de pegar o caminho em direção a Puerto Varas.

Aproveitando o lindo dia de sol, fomos parando… na Puente Huilo Huilo, sobre o Río Fuy… nas praias e mirantes do Lago Panguipulli… Cada paisagem mais linda que a outra, com o Volcán Mocho ainda na paisagem… acabamos parando em um dos mirantes (que tem área para piquenique) e fizemos nosso “almoço” ali mesmo…

20180320_142856

Era impressionante a diferença da paisagem entre o dia em que passamos a caminho de Huilo Huilo, com o céu nublado, e o dia da volta, com sol e céu azul, com luz e muita cor!

IMG_9722

Mesmo encantados com a paisagem, tínhamos que seguir. Até Puerto Varas era ainda uma boa estrada…

POSTS RELACIONADOS:

RESERVA HUILO HUILO – O REINO ENCANTADO NO CORAÇÃO DA SELVA PATAGÔNICA – PARTE I

LAGOS ANDINOS NO CHILE – PUERTO VARAS: A CHEGADA E O PRIMEIRO DIA

LAGOS ANDINOS NO CHILE – PUERTO VARAS: SEGUNDO E TERCEIRO DIAS

LAGOS ANDINOS NO CHILE – PUERTO VARAS: QUARTO DIA

LAGOS ANDINOS NO CHILE – FRUTILLAR

* Se quiser ver mais sobre essa viagem, é só visitar os destaques das stories, no nosso perfil no Instagram: @porquesomosdomundo.

** Este não é um post patrocinado. O espírito do blog é de narrar histórias e experiências, de forma que esse escrito reflete unicamente a opinião dos autores.

***Viagem realizada em março de 2018. Valores informados também correspondentes a março de 2018.

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s