LAGOS ANDINOS NO CHILE – PUERTO VARAS: A CHEGADA E O PRIMEIRO DIA

IMG_9795
Volcán Osorno (#PraCegoVer: Fotografia de paisagem. Na parte superior da foto, céu azul celeste, completamente sem nuvens. No meio da foto, um vulcão, em cone perfeito, que aparece azulado por conta da distância, e com topo branco de neve. Na parte inferior da foto, águas de um lago, em azul escuro, com três barcos brancos. No canto inferior esquerdo, em letras brancas, a inscrição @porquesomosdomundo. Fim da descrição.)

Chegamos a Puerto Varas do meio pro final da tarde. Como era final de verão, os dias ainda estavam bem longos. Fomos no hotel, nos registramos, deixamos as malas e voltamos pra rua: era um entardecer lindo e era preciso aproveitar!

E que bom que tomamos essa decisão, porque, a partir do dia seguinte, o tempo não foi muito camarada… nublou, choveu…

Foi o único entardecer que tivemos, em Puerto Varas, com céu limpo. Mas valeu por todos!

IMG_9798

A imagem do Lago Llanquihue, com o Volcán Osorno ao fundo, iluminado pelo sol, é belíssima. O Volcán Calbuco mais à direita… E a orla de Puerto Varas emoldurando o lago…

20180320_195828

À noite, jantamos no Cassis, que acabou sendo nosso restaurante favorito, não somente em Puerto Varas, como em Pucón. Excelente atendimento, ambiente alegre, comida saborosa e generosa, a preços razoáveis. Tínhamos lido referências ao local em alguns blogs, em especial no Nerds Viajantes.

IMG_9811

Fomos lá conferir e valeu a pena! Adoramos os sanduíches, as pizzas… aliás, tudo que comemos estava muito bom. Fique atento pro tamanho das porções: no primeiro dia, nós pedimos dois sanduíches e não demos conta… Ah… e os sucos são maravilhosos, principalmente o “A Puro Sur”, de morango, framboesa e cranberry… Como é um local muito procurado, pode ser que seja preciso esperar um pouco por uma mesa… mas a espera vale!

No dia seguinte, amanheceu céu azul, mas com previsão de nublar a partir das duas da tarde.

Nessa viagem, nós tivemos uma experiência interessante com a previsão do tempo: ela foi precisa. A gente consultava, em sites comuns mesmo, e quando dizia “sol” era sol, quando dizia “chuva” vinha chuva, inclusive a hora em que o site avisava que ia nublar ou chover.

E, nesse dia, tivemos essa experiência bem clara…

Como a previsão era de chuva no dia seguinte, decidimos aproveitar a manhã para ir conhecer o Volcán Osorno.

O Osorno é um dos principais símbolos da Região dos Lagos, tem uma simetria impressionante, de “cone perfeito”. Parece vulcão de desenho animado, inclusive pelo topo nevado. É considerado um dos vulcões mais bonitos do mundo. Quando tem umas nuvenzinhas, então… É um vulcão ativo, funciona como estação de esqui durante o inverno e tem um teleférico em operação durante todo o ano (se as condições meteorológicas permitirem).

Pegamos o carro e seguimos a cênica estrada que contorna o Lago Llanquihue. O vulcão fica no lado oposto do lago, partindo de Puerto Varas. São cerca de 60 km de uma estrada fácil e bem sinalizada.

dIMG_9821
Osorno

IMG_9833

Ainda no caminho, principalmente quando se deixa a estrada principal, há vários mirantes, onde é possível (recomendado!) parar para tirar fotos e apreciar o cenário. Da estrada, também já nos apareceu outro vulcão, o Calbuco.

IMG_9814

Na base do Osorno, a 1240 metros de altitude, fica a estação Base, com estacionamento, café e banheiros. A visita é gratuita; apenas o teleférico é pago: $12.000 pesos, um tramo (1450 metros), e $16.000, os dois tramos (1700 metros).

dIMG_9876

20180321_110856

A nossa intenção era subir o teleférico, pra ir um pouco além da base. As informações eram de que a vista é ainda mais linda. Mas as condições meteorológicas não permitiram. O vento, que anunciava a chuva que viria mais tarde, não permitiu; o teleférico não estava operando.

dIMG_9861A

Fomos, então, percorrer as diversas pequenas trilhas, que apresentam lindas paisagens, do vulcão, do lago e de Puerto Varas.

20180321_120748

IMG_9841

dIMG_9865A

Não foi uma tarefa das mais fáceis: o vento frio parecia nos levar. Tivemos que nos agasalhar bastante, pra suportar. Mas foi delicioso!

As trilhas, o Calbuco ao longe e um visitante inusitado…

Então, a dica é: se o tempo estiver aberto, suba o vulcão, porque não dá para saber como estará no dia seguinte… e subir com tempo fechado, nuvens cobrindo tudo, embora traga uma outra perspectiva do local, não parece ser muito legal.

Depois de caminhadas e fotos, descemos já com o tempo nublando. Decidimos ir a Puerto Montt, que fica a cerca de 20 km de Puerto Varas. Ainda na estrada, a chuva chegou. Não deu pra conhecer praticamente nada da cidade, por conta da chuva.

dIMG_9866

Fomos apenas ao Mercado Angelmó, um espaço de artesanatos e restaurantes.

Almoçamos por lá, no Donde Cristina (Box nº 9): comida simples, boa e a um preço justo.

Ainda tentamos dar uma voltinha nos artesanatos, mas, a chuva persistia e o espaço é aberto. Decidimos voltar. Pegamos trânsito intenso e chegamos em Puerto Varas já no final da tarde.

….

POSTS RELACIONADOS:

RESERVA HUILO HUILO – O REINO ENCANTADO NO CORAÇÃO DA SELVA PATAGÔNICA – PARTE I

RESERVA HUILO HUILO – O REINO ENCANTADO NO CORAÇÃO DA SELVA PATAGÔNICA – PARTE II

LAGOS ANDINOS NO CHILE – PUERTO VARAS: SEGUNDO E TERCEIRO DIAS

LAGOS ANDINOS NO CHILE – PUERTO VARAS: QUARTO DIA

LAGOS ANDINOS NO CHILE – FRUTILLAR

….

* Se quiser ver mais sobre essa viagem, é só visitar os destaques das stories, no nosso perfil no Instagram: @porquesomosdomundo.

** Este não é um post patrocinado. O espírito do blog é de narrar histórias e experiências, de forma que esse escrito reflete unicamente a opinião dos autores.

***Viagem realizada em março de 2018. Valores informados também correspondentes a março de 2018.

 

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s