Piriápolis foi a “descoberta” de nossa viagem. Nunca havíamos ouvido falar dela. Na verdade, em geral, o Uruguay nos chega sempre como sendo Colonia del Sacramento e Punta del Este. E, quando já estávamos com a viagem toda planejada, com hotéis escolhidos e etc, ela surgiu nas nossas pesquisas, cheinha de curiosidades. Decidimos, então, visitá-la a partir de Punta mesmo.
Chegamos a Piriápolis no final da manhã e nos deparamos com um calçadão fotogênico, ótimo pra caminhar, pertinho do porto, onde muitas embarcações passavam por manutenção.
Uma cidade tranquila, onde um passeio pelas Ramblas, com belas praias e muitas gaivotas, já renderia muitas fotos…
Mas teve mais… teve o Castillo de Piria, uma construção realizada, em estilo italiano, com objetivo de servir de residência particular a Fernando Juan Santiago Francisco María Piria de Grossi, mais conhecido como Francisco Piria, um empresário uruguaio, famoso por criar o próprio balneário denominado Piriápolis (o nome é derivado do próprio fundador). Após a morte de Piria, foi vendido a uma família, que explorou o lugar como casa de baile, sob a condução de Carlos Páez Vilaró, o criador da Casapueblo. Foi, ainda, residência presidencial, embora não tenha sido efetivamente usada com esse fim e, em 1980, passou à propriedade da Intendencia de Maldonado, sendo considerada, desde 1984, Monumento Histórico Nacional. Hoje, funciona como um museu municipal, onde também acontecem exposições temporárias, que pode ser visitado com entrada livre; infelizmente, não conta com visitas guiadas, que poderiam enriquecer a visita, e tem um estado de conservação que não é dos melhores. O horário varia ao longo das estações do ano, indo desde as 9/10h até as 17h30/19h, de domingo a domingo; na internet, é possível encontrar informações mais precisas. E o local vale a visita!
Interior do Castillo de Piria
… teve almoço delícia no Restaurante Bakari, um lugar aconchegante, na Rambla, com excelente serviço, boa comida e preço justo.
… e teve o Cerro San Antonio, uma elevação de 130 metros, com uma vista maravilhosa da cidade. O percurso pode ser feito em carro ou a pé (uma boa subida!)… e a subida já é encantadora, embora permita parada apenas no ponto onde há uma imagem da Virgen de Los Pescadores. O teleférico, que devia ser a opção mais bonita de subida, estava fechado quando visitamos a cidade e sem sinais de que voltaria a funcionar.
No topo do “cerro”, há uma capela, em homenagem a Santo Antônio e umas lojinhas de artesanato. A subida é gratuita e pode ser feita de domingo a domingo.
Teve, ainda, o Parque e Zoo do Cerro Pan de Azúcar. O Cerro, com 400 metros de altura, é o ponto mais alto de Maldonado e o terceiro do país, podendo ser visto de toda a região. O seu grande passeio é a subida até o topo, de onde se diz ter uma bela vista panorâmica; que, pelo tempo que demanda, tem o início controlado, sendo proibido subir após determinada hora. Como chegamos já no meio da tarde, não subimos até o topo.

Mas percorremos as trilhas do parque, que no passado eram utilizadas pelos trabalhadores das pedreiras de Piria, que dali retiravam as pedras para as construções na cidade. No ponto mais alto do parque, há um túnel sem teto, escavado na pedra, por onde passavam os vagões carregados de pedra; maquinaria usada na padreira; objetos obsoletos do Hotel Argentino; escadas de ferro cravadas na pedra, pra subida dos antigos trabalhadores; pinturas rupestres (estas, não conseguimos identificar) e um mirante. No caminho, um zoo, com diversos animais, uma reserva de fauna com estação de reprodução de algumas espécies, como os “venados del campo”.
A subida ao Cerro ficou pra, quem sabe, uma próxima…


Retornamos a Punta ainda a tempo de ver o pôr do sol.
…..
* Este não é um post patrocinado. O espírito do blog é de narrar histórias e experiências, de forma que esse escrito reflete unicamente a opinião dos autores.
**Viagem realizada em novembro/dezembro de 2017.
…..
LINKS RELACIONADOS
URUGUAY – UM ROTEIRO DE VIAGEM, COMEÇANDO POR MONTEVIDEO
CARMELO, CHARME E TRANQUILIDADE NO URUGUAY
COLONIA DEL SACRAMENTO… A JÁ QUERIDINHA DOS BRASILEIROS (E QUE FAZ JUS À FAMA)
EM DIREÇÃO AO LESTE… ATÉ PUNTA DEL ESTE
LAGUNA GARZÓN, JOSE IGNACIO E O CAMINHO DE VOLTA A MONTEVIDEO…