
Estávamos de férias no litoral de Pernambuco, em março de 2016, seguindo as dicas recebidas de uma amiga (Alice) que conhecemos em São Miguel do Gostoso, dois anos antes.
A Ilha de Santo Aleixo está a cerca de dois quilômetros de Barra do Sirinhaém, um distrito de Sirinhaém, que está entre as Praias de Porto de Galinhas e de Carneiros. Os acessos ocorrem tanto por Serrambi, quanto por Barra de Sirinhaém, separadas apenas pelo Rio Sirinhaém; e são bem rápidos, com cerca de 15 minutos. Os passeios podem ser contratados também em Porto de Galinhas.






Dando a volta à ilha, é possível acessar, no lado sul, após uma pequena caminhada, uma enseada com uma praia, que mais parece uma grande piscina de águas esverdeadas, absolutamente calmas e transparentes. Aí dá pra nadar, fazer snorkeling ou simplesmente aproveitar a delícia da água. Para os que assim preferirem, a trilha pode encerrar nesse ponto, retornando à prainha da chegada.


E pra ver mais beleza, andando um pouco mais, chega-se ao leste da ilha, com paredes de pedra.


E, completando a volta, novamente se chega à praia de areia.


O contraste entre as pedras, com o verde da água transparente, a vegetação e o azul do céu formam um cenário belíssimo.

A água tem temperatura agradável (morninha) e sem ondas… o tipo de banho de mar que apreciamos.



- Importante: protetor solar é imprescindível. Um calçado tipo papete, ou similar, é recomendado, porque a trilha, apesar de fácil, tem muitas pedras.
- Útil: telefone de Wellington, quando visitamos a região: 81-98222-2500