SOBRE PLANEJAMENTO DE VIAGENS

IMG_6310

Quando pensar em viajar, é importante planejar, pesquisar sobre o destino, as atrações a visitar, formas de locomoção, e várias outras coisas, inclusive a melhor época pra ir de acordo com interesses que se tem… dependendo do que se quer, por exemplo, pode-se escolher a época de cheia ou época de seca, no Amazonas… e são condições diversas, com belezas também diversas.

Mas, apesar de todo o planejamento, é preciso ter em mente que há coisas que podem acontecer de forma diferente… atrasos em voos, uma chuva no dia do passeio à praia, o hotel que não era exatamente como mostrava o site…

De fato, um bom planejamento afasta algumas dessas possibilidades… mas não todas…

Certa vez li uma matéria, em que a entrevistada afirmava que, quando pensar em planejar uma viagem, saiba que algo sempre vai dar errado; isso ajuda a diminuir frustrações.

Não diria que “algo sempre vai dar errado”. Pode ser que, em uma viagem, tudo aconteça como planejado.

Em outra, todavia, as coisas podem não sair exatamente como esperado… e nossa frustração vem do fato de querermos controlar as coisas, pra que tudo seja perfeito.

Todavia, as coisas que saem “errado” não podem ser motivo pra desespero e tristeza. Elas são oportunidades pra novas experiências e rendem, quase sempre, boas histórias.

É preciso acrescentar, no planejamento da viagem, doses de flexibilidade e disposição pra buscar alternativas e fazer mudanças… de datas, de roteiros, encontrar novos lugares pra ir… ou, simplesmente, permitir-se viver uma experiência diferente (da planejada), mas nem por isso menos interessante.

Um dia de chuva pode ser uma ótima oportunidade pra ir a um museu. Um atraso no transporte pode ser um tempo excelente pra ler um livro. Sem contar que situações como estas podem render vivências que não teríamos se esse “errado” não tivesse acontecido… quer um exemplo? Quando foi a última vez que parou pra observar a chuva? De férias, sem os compromissos da rotina, isso pode acontecer…

Devemos sim planejar as viagens. Mas tendo em mente que não controlamos as coisas. Se algo não sair como planejado, que procuremos ver se há o que fazer, se existe alguma alternativa. Se não, busquemos viver as situações como elas nos aparecem, seguindo o fluxo do Universo, aproveitando as belezas que a vida nos oferta… assim, é mais fácil ter uma viagem feliz e cheia de histórias pra contar…

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s