DOIS DIAS FINAIS EM DC

 

Estivemos em Washington por mais dois dias, num total de quatro na cidade.

No primeiro deles, inicialmente, fomos conhecer o National Geographic Museum. Ele não faz parte do Instituto Smithsonian e por isso tem ingresso pago (U$15 a entrada geral para adultos, em novembro de 2016), mas vale muito a pena. São diversas exposições fotográficas dos maravilhosos profissionais da Nat Geo, sem contar os espaços interativos do museu e a possibilidade de entrar em contato com a forma com que as fotos são feitas.

Quando estivemos lá, estava acontecendo uma exposição sobre as fotos mais populares da @natgeo no Instagram; além de outras mostras. Uma delícia que em que ficamos toda a manhã.

Exposição sobre as fotos mais populares do @natgeo
Fotos das fotos mais populares do @natgeo
Fotos das fotos mais populares do @natgeo

Saindo do museu, passamos o restante do dia caminhando por Washington, sentindo um pouco suas ruas…

Prédio do FBI em DC

Terminamos o dia na Union Station, de onde pegaríamos (dois dias depois) o ônibus para NY, próxima parada de nossa viagem. A estação é belíssima e ela mesma vale a visita. É uma estação que une ônibus, trem e metrô, tem seu hall ricamente decorado com 32 kg de folha de ouro!

Hall principal da Union Station

O nosso último dia em DC foi dedicado a conhecer o Capitólio e a Biblioteca do Congresso.

US Capitol

O US Capitol é não apenas a sede do poder legislativo americano, mas também um prédio de arte e beleza. Tem disponível uma visita guiada gratuita, apenas em inglês, que pode ser reservada diretamente no site.

Hall do Centro de Visitantes
Hall do Centro de Visitantes

Atenção para os itens cuja entrada é proibida (mais rigorosos que os de voos, porque é proibida qualquer espécie de comida, por exemplo) e para a entrada do Centro de Visitantes, que fica na parte posterior, oposta ao The Mall, para não perder o horário.

O prédio é belíssimo e, ainda que seu inglês não seja lá essas coisas (o nosso guia falava bem rápido), a visita vale a pena, pela riqueza dos detalhes, das salas, das estátuas, além do valor emocional de estar no prédio onde é elaborada a legislação da maior democracia do planeta.

Detalhe do interior do Capitólio
A Rotunda do Capitólio, uma das salas mais bonitas

O Capitólio tem um túnel que leva diretamente à Library of Congress, que tem a maior coleção de livros, gravações e imagens do mundo. Nós achamos a biblioteca ainda mais bonita que o Capitólio.

Túnel que liga o Capitólio à Biblioteca

O acesso é gratuito e livre, com mapas pra auxiliar a visita. A Main Reading Room é espetacularmente bonita e somente é vista, de cima, a partir de uma cortina de vidro, pra não atrapalhar aqueles que, de fato, estão fazendo uso da biblioteca. Os detalhes são de impressionar! É emocionante estar naquele templo de leitura! Muitos espaços são restritos a pesquisadores, mas o que está disponível para visitação já é o bastante.

Library of Congress
Main Reading Room

Do lado da biblioteca, está o prédio da Suprema Corte.

Library of Congress
Supreme Court Building

Quando passamos por lá, nos deparamos com um protesto de centenas de jovens, em razão do presidente que tinha sido recém-eleito, apresentando medidas sectárias e preconceituosas.

Pra fechar o dia, demos uma passada no Museu de História Natural, parte do Instituto Smithsonian. Foi uma visita rápida, porque o museu já estava quase fechando, mas o suficiente pra nos encantarmos com algumas exposições, como o borboletário e uma de fotografias premiadas de natureza.

Museu de História Natural

Encerramos o dia exaustos, mas muito felizes com o que havíamos experimentado. Precisávamos voltar ao hotel, arrumar as malas, porque, no dia seguinte, pela manhã, nos esperava uma viagem de ônibus até NY.

Um último olhar no The Mall

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s